MAME Devs Descodificam Proteção de 712 Jogos Retro em Espantosos 628 Anos de Trabalho!

Os génios capazes de contornar rapidamente as proteções contra cópias de videojogos são quase venerados pelos jogadores impacientes. No universo dos jogos modernos, o temido sistema anti-pirataria Denuvo consegue, em média, resistir 68 dias até ser ultrapassado. No entanto, uma nova pesquisa focada no MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) e na preservação de videojogos revelou algo surpreendente: para quebrar a proteção de 712 jogos clássicos, lançados desde 1979, foram necessários, em média, 10,6 meses por jogo. O total? Um impressionante equivalente a 628 anos de esforço coletivo!

A Magia da Emulação: Um Portal para o Passado

Enquanto a indústria dos videojogos continua a lançar novos títulos AAA de cortar a respiração, milhares de clássicos das eras 8-bit e 16-bit aguardam pacientemente o próximo aventureiro que deseje explorá-los.

Graças à magia da emulação, esse acesso tornou-se possível, e o MAME reina supremo nesse domínio. Desde o seu lançamento a 7 de fevereiro de 1997, este gigante de código aberto continua em constante desenvolvimento, preservando sistemas que marcaram milhões de jogadores ao longo das décadas e alimentando a nostalgia de novas gerações.

ROMs, Emuladores e o Choque com a Lei

Embora emuladores como o MAME sejam legais, os códigos dos jogos (conhecidos como ROMs), extraídos de máquinas arcade, discos de computadores antigos ou cartuchos de consolas clássicas, enfrentam barreiras jurídicas devido às leis de direitos de autor. Esses pequenos ficheiros, que encapsulam jogos completos, são raramente distribuídos de forma aberta por razões legais.

Ainda assim, para os entusiastas, encontrar ROMs online é apenas uma questão de alguns cliques. A preservação de videojogos é amplamente reconhecida como a única forma viável de manter estes títulos vivos, especialmente quando as empresas responsáveis por eles já fecharam portas e o hardware se deteriora. A desmontagem do software dos seus dispositivos originais é essencial para a preservação, mas a presença de sistemas anti-pirataria do passado continua a ser um obstáculo formidável.

Estudo Inédito: O Impacto das Proteções Tecnológicas na Preservação de Jogos

Um estudo conduzido por Kristofer Erickson e Félix Rodríguez Pérez, em colaboração com o CREATe Centre da Universidade de Glasgow, analisou o efeito das Medidas Tecnológicas de Proteção (TPM, na sigla em inglês) na preservação de jogos. O foco principal foi o MAME, que até hoje conseguiu emular mais de 14.377 dispositivos antigos, incluindo 3.783 máquinas arcade desde 1979.

Proteções do Passado: Desafios Que Perduram

Enquanto sistemas modernos como o Denuvo oferecem uma proteção limitada a poucos meses, as antigas TPMs representam um desafio duradouro. Das 3.783 máquinas arcade analisadas no estudo, 712 possuíam proteções que precisaram de ser contornadas para permitir a sua preservação.

Os investigadores descobriram que a presença de TPMs adicionou, em média, 10,6 meses ao processo de preservação de cada jogo. Isso equivale a 628 anos de trabalho adicional, representando um custo social significativo em termos de trabalho voluntário e no atraso na disponibilização dos jogos para investigação e inovação.

Os Maiores Obstáculos Identificados:

  1. Encriptação de Dados: Presente em pelo menos 370 dispositivos (10% da amostra arcade). Este tipo de proteção foi especialmente comum e exigiu esforços significativos para ser superado.
  2. Unidades de Controlo de Memória (MCUs): Com memória criptografada e acesso dificultado, estas unidades tornaram a recuperação dos dados dos jogos uma tarefa hercúlea.
  3. Chips de Autodestruição: Apelidados de “suicide chips”, dispositivos como o Hitachi FD1089/FD1094 usados nas placas Sega System 16 necessitavam de alimentação por bateria. Quando estas falhavam, a proteção impedia o funcionamento, tornando o jogo inutilizável. Felizmente, esforços liderados por investigadores como Eduardo Cruz permitiram restaurar muitos desses módulos.
  4. Proteção “Slapstick”: Presente em clássicos da Atari como Marble Madness e Gauntlet, esta tecnologia foi criada para impedir operadores de máquinas de fazerem upgrades não autorizados. Em 1998, o programador Aaron Giles conseguiu reverter a proteção, permitindo a emulação completa de vários jogos Atari.

Impactos e Recomendações Finais

Os investigadores concluíram que as TPMs continuam a dificultar a preservação de videojogos, privando a sociedade dos benefícios de ter estes títulos no domínio público. Entre as recomendações estão:

  • Facilitar exceções legais para instituições culturais que precisem de contornar TPMs para fins de preservação.
  • Garantir que os detentores de direitos mantenham formas acessíveis de permitir o uso legítimo de obras protegidas.

Com a ascensão de modelos de distribuição como o cloud gaming e o SaaS, a preservação digital enfrenta novos riscos. Assim, políticas que apoiem instituições europeias na luta contra os desafios das TPMs são essenciais para proteger o património cultural digital.

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