FurMark, uma ferramenta popular entre os entusiastas de Hardware, é oficialmente descrito como um teste de stress leve, mas intensivo, para GPUs.
O FurMark 2.0 está prestes a sair da fase de testes beta em breve.
Para obter a sua “Marca”, o FurMark também fornece pontuações de benchmark para comparar o desempenho entre GPUs. Desconhecido por muitos, a aplicação FurMark está agora muito próxima da sua primeira grande atualização desde 2007, e não apenas uma atualização pontual, mas sim uma mudança da versão 1.X para a versão 2.X.
Na altura em que escrevemos, não temos notas de lançamento oficiais para comparar com as versões; a versão beta parece oferecer apenas registos de mudanças das versões beta anteriores. No entanto, as nossas próprias investigações trouxeram à luz algumas diferenças notáveis.
Se observar a captura de ecrã acima, poderá constatar que a nova aplicação tem uma aparência muito diferente da sua predecessora. Uma nova parte da interface renovada, com o seu tema de texto intermitente, é o gráfico de temperatura/utilização da GPU em tempo real. Outra mudança significativa que identificámos está relacionada com a opção de teste gráfico, que permite alternar entre o FurMark (GL) e o FurMark (VK), que utilizam as APIs OpenGL e Vulkan, respetivamente. A versão mais recente do FurMark 1.36.0 apenas oferece renderização OpenGL, testes de stress e avaliação de desempenho.
O acesso a ferramentas complementares como GPU Shark, GPU-Z e CPU Burner permanece a apenas um clique de distância na nova versão do software. Outras semelhanças incluem as resoluções apresentadas e a rápida ligação a comparações de resultados online. Observamos que já havia um número considerável de testes registados na base de dados de resultados do FurMark 2, que não se misturam com os resultados da versão anterior da aplicação.
Pode obter a versão beta mais recente do FurMark v2.X no servidor Discord da Geeks3D agora. Aqueles que têm aversão ou preocupação em relação a software beta não devem ter que esperar muito tempo para a versão geral do FurMark 2.X, uma vez que a versão beta lançada no mês passado provavelmente é o teste final.