No Linux 6.8 foi integrada a driver experimental de gráficos do kernel Xe, que é uma substituição moderna da driver do Gerenciador de Renderização Direta “i915”. A driver do kernel Xe é direcionada para gráficos Tigerlake e mais recentes, embora só deva se tornar a driver padrão para gráficos Intel iGPU/dGPU na Lunar Lake / Xe2. Para a próxima janela de fusão do kernel Linux 6.9, estão previstas mais alterações e correções de funcionalidades para esta nova driver de gráficos de kernel Intel de código aberto.
Esta semana, o principal pedido de alterações drm-xe-next foi submetido e subsequentemente integrado ao DRM-Next.
Este primeiro pedido de funcionalidades desde a integração do Xe inclui uma série de correções encontradas durante os testes mais amplos no Linux 6.8. Embora a driver Xe não seja a padrão para os atuais gráficos integrados ou discretos da Intel, ao compilá-la no Linux 6.8+ ela pode ser facilmente ativada através das opções do módulo i915.force_probe / xe.force_probe.
Entre as alterações da driver Intel Xe previstas para o Linux 6.9 estão novas APIs de espaço de utilizador para consulta da versão de submissão de firmware GuC e adição de um atributo sysfs de frequência de vRAM. A driver Xe também está eliminando soluções alternativas exclusivas para hardware de pré-produção Intel existente, começando a oferecer suporte SR-IOV, melhorias de registo, soluções alternativas adicionais para gráficos Meteor Lake, soluções alternativas adicionais para gráficos Lunar Lake / Xe2, correções remanescentes de problemas de compilação x86 de 32 bits, suporte de carregamento de firmware GuC para Lunar Lake, e muitas correções e outras melhorias de baixo nível.
Consulte o pedido drm-xe-next para a grande lista de patches da driver DRM Intel Xe prontos para o Linux 6.9.