Como Efetuar o Download do seu Google Drive e Realizar a Cópia de Segurança dos Seus Ficheiros ?
Qual momento mais propício para recordar a importância de fazer cópias de segurança dos seus dados do que após um evento sério de perda de dados? Se está preocupado com a segurança dos seus dados no Google Drive após os relatos de perda de dados inexplicada por utilizadores do Google Drive, continue a ler para aprender como efetuar o download e fazer cópias de segurança do seu Google Drive.
De acordo com uma pesquisa rápida no Google, mais de um bilião de empresas e indivíduos utilizam o Google Drive. Se a maioria desses biliões de utilizadores for como eu, guardam praticamente tudo lá.
Independentemente de os dados serem profissionais ou pessoais, o resultado final é um conjunto de ficheiros importantes que não estão necessariamente salvaguardados em outro lugar. Talvez a sua escola esteja a encerrar a sua conta e precisa de transferir todos os seus dados para outro local. Talvez a sua conta seja alvo de ataques de cibercriminosos. Ou talvez o Google perca os seus dados. Para proteger os seus importantes ficheiros no Google Drive, é necessário compreender como proceder ao download e à cópia de segurança da sua conta.
Como Efetuar o Download do seu Google Drive
A maioria das pessoas tem várias contas de e-mail, por isso, é importante certificar-se de que está autenticado na conta do Google correta antes de iniciar este processo.
Depois de autenticado, aceda ao Google Drive através de drive.google.com. A partir daí, pode efetuar o download de ficheiros individuais se não tiver muitos ou fazer um download em massa.
Para efetuar o download de ficheiros individuais:
- Mantenha a tecla Shift pressionada enquanto seleciona todos os seus ficheiros.
- Clique com o botão direito e selecione a opção de download.
Para efetuar um download em massa:
- Aceda à sua conta em myaccount.google.com.
- Vá para Dados e privacidade.
- Role para baixo até à secção da página intitulada “Efetuar o download ou eliminar os seus dados” e clique em “Efetuar o download dos seus dados”. Isto permite-lhe efetuar o download de todos os dados na sua conta do Google (não apenas do Google Drive) através do Google Takeout.
Selecione o Google Drive (e qualquer outro serviço do qual queira efetuar o download de dados).
Depois, tem algumas opções para selecionar:
- Vários formatos: Aqui pode indicar ao Google os formatos dos ficheiros que deseja efetuar o download. Por exemplo, se quiser efetuar o download de documentos como ficheiros .docx ou em PDF.
- Configurações avançadas: Aqui pode indicar ao Google para efetuar o download de dados adicionais, incluindo versões anteriores e os nomes das suas pastas.
- Todos os dados do Drive incluídos: Aqui pode selecionar todos os dados ou desmarcar pastas específicas, se desejar.
Role para baixo até ao final e clique em Próxima Etapa.
Ser-lhe-á pedido para especificar o método de entrega. Selecione “Enviar link de download por e-mail”.
Pode, então, especificar a frequência. Pode escolher uma exportação única ou uma exportação a cada dois meses durante um ano. Para os nossos propósitos, pode escolher uma exportação única. (Falaremos sobre opções para efetuar cópias de segurança dos seus dados com mais frequência posteriormente.)
Especifique o tipo de ficheiro e o tamanho do ficheiro que deseja exportar.
Pode optar por enviar estes ficheiros como um ficheiro .zip ou um ficheiro .tgz (tar). A principal diferença entre as duas opções é que um ficheiro .zip comprime cada ficheiro independentemente no arquivo, enquanto um ficheiro .tgz comprime o arquivo como um todo.
O tamanho do ficheiro indica ao Google quando dividir os seus dados num ficheiro separado. Dependendo do tamanho dos seus dados, o Google pode enviar-lhe vários e-mails com ficheiros de tamanhos diferentes.
Clique em Criar exportação.
Quando a maioria das pessoas pensa em efetuar o download dos dados que armazenam no Google Drive, estão a pensar nos documentos, fotos e outros ficheiros maiores com os quais trabalham, mas (como o Google Takeout deixa claro) tem muito mais dados armazenados no Google fora do Drive.
Aqui está o motivo pelo qual pode escolher exportar tudo:
- Para ter uma cópia de websites marcados.
- Para ter uma cópia de e-mails que podem conter ficheiros que perdeu ao longo do tempo.
- Para ter uma cópia de mensagens de voz importantes de entes queridos no produto Voice do Google que pretende manter para sempre.
Além disso, ao efetuar o download de todos os seus dados, é um bom lembrete do que o Google tem seu.
Depois de clicar em Criar exportação, receberá um e-mail em alguns minutos, horas ou dias, dependendo do tamanho dos seus dados, a informar que os seus dados do Google estão prontos para serem efetuados o download.
Como Fazer a Cópia de Segurança do Seu Computador
Agora que tem os seus dados do Google Drive fora da Nuvem do Google e no seu computador, o próximo passo é garantir que estejam salvaguardados. O seu computador pode falhar tal como o Google, por isso, simplesmente efetuar o download não é suficiente. Proteger os seus dados recentemente descarregados do Google com uma estratégia de cópia de segurança na nuvem robusta deverá ser a próxima ação a tomar.
Certifique-se de ter pelo menos três cópias dos seus dados: duas locais, uma na área de trabalho e outra num meio de armazenamento diferente, como um disco rígido. Depois, deve ter uma cópia fora do local, e nos dias de hoje isso significa na nuvem.
Note que quando utilizamos a palavra “nuvem” aqui, referimo-nos especificamente a fazer cópias de segurança na nuvem. Muitas vezes, usar um “disco na nuvem” significa que está a sincronizar e, como o recente contratempo de perda de dados no Google mostra, há uma grande diferença entre sincronização e cópia de segurança.
Como Fazer a Cópia de Segurança do Google Drive
Efetuar o download dos seus dados uma vez e fazer a cópia de segurança de tudo é um bom passo. No entanto, está sempre a adicionar documentos ao Google Drive e fazer o download manual dos seus dados pode tornar-se aborrecido se quiser garantir que o seu trabalho seja consistentemente e fiavelmente salvaguardado.
Claro, como mencionámos anteriormente, pode configurar a frequência de download em massa do Google Drive para uma cadência regular. Ainda assim, terá de fazer o download manual dos seus dados e adicioná-los ao armazenamento local do seu computador, e depois fazer a cópia de segurança usando o mesmo método que faria para os dados do seu computador. Se estiver a usar o Backblaze Computer Backup, que funciona automaticamente em segundo plano no seu computador, esses ficheiros seriam salvaguardados assim que entrassem no seu armazenamento local.
Ainda assim, isso significa que tem a possibilidade de perder ficheiros se a sua cadência não for frequente o suficiente, e se esquecer-se de fazer o download manual e substituir esses ficheiros enviados por e-mail, pode encontrar problemas.
Alternativamente, existem alguns serviços que farão a cópia de segurança dos seus dados do Google Drive por si. Com algo como o Movebot, pode configurar o seu Google Drive para sincronizar e fazer a cópia de segurança num serviço de armazenamento na nuvem como o Backblaze B2. Se for um pouco mais experiente em tecnologia, também pode usar o rclone para fazer o mesmo.
Estas ferramentas são um pouco mais complexas do que usar a sua conta de cópia de segurança de computador Backblaze, mas pode configurá-las para fazer a cópia de segurança do seu Google Drive com uma frequência que faça sentido para garantir que novos dados são copiados à medida que são adicionados.
Tem alguma técnica para fazer o download dos seus dados do Google Drive ou de outros produtos Google? Partilhe-as na secção de comentários abaixo!
Perguntas Frequentes
- Como faço para fazer o download de ficheiros individuais do Google?
- Basta selecionar os ficheiros que deseja descarregar, clicar com o botão direito do rato e selecionar a opção “Download”.
- Como faço para fazer o download de todo o meu Google Drive?
- Pode utilizar o Google Takeout para fazer o download de todo o seu Google Drive, assim como de quaisquer dados que tenha noutros serviços Google. Aceda à sua conta, clique em “Dados e Privacidade” e clique em “Fazer o Download dos seus Dados” para começar.
- Como faço a cópia de segurança dos meus dados do Google assim que os descarrego?
- Pode fazer a cópia de segurança dos seus dados do Google assim que os descarrega para o seu computador, utilizando um serviço confiável de cópia de segurança na nuvem. Certifique-se de seguir uma estratégia de cópia de segurança 3-2-1, mantendo pelo menos duas cópias locais além dos dados no Google Drive: uma local, na sua área de trabalho ou num disco rígido, e outra na nuvem.
- Como faço a cópia de segurança do meu Google Drive?
- Existem muitos serviços de software de cópia de segurança disponíveis para ajudar a fazer a cópia de segurança dos dados do Google Drive. Com algo como o Movebot, pode configurar o seu Google Drive para sincronizar e fazer a cópia de segurança num serviço de armazenamento na nuvem como o Backblaze B2. Se for mais experiente em tecnologia, também pode usar o rclone para fazer o mesmo.