Muitas pessoas apreciam a ideia de hospedar o seu próprio serviço de email e depois tentam fazê-lo, apenas para perceber que não é nada agradável preocupar-se com a capacidade de entrega dos emails.
Vários fornecedores de hospedagem têm reputações desfavoráveis de IP nos maiores fornecedores de serviços de email.
Especialmente é notoriamente difícil conseguir que os emails sejam entregues na caixa de entrada dos serviços de email de propriedade da Microsoft.
E, bem… a capacidade de entrega na caixa de entrada é crucial quando se está a utilizar o email para fins comerciais. Às vezes, é vital que esses emails sejam entregues.
Portanto, não se deseja realmente usar os IPs desses fornecedores VPS baratos. Em vez disso, é aconselhável utilizar um relay de alta qualidade e acessível para enviar os emails em seu nome.
Quando se confia em outros relays, esses IPs são geridos para si e já estão configurados e otimizados nos maiores fornecedores de serviços de email.
O relay favorito pessoal é o Amazon SES – custa apenas $0,10 por cada 1.000 emails. É a melhor combinação de preço e capacidade de entrega, sem dúvida.
Este tutorial usa o Amazon SES, mas pode optar por qualquer provedor SMTP.
A melhor parte é que terá controle total dos seus dados, e faremos isso em apenas três etapas simples. Vamos avançar.
Passo 1: Configurar um Servidor Debian 12
Primeiro as coisas mais importantes, após obter um servidor para configurar tudo, precisará instalar o Debian 12 como a distribuição.
Recomendo configurar uma chave SSH como método de autenticação, em vez de uma senha em texto simples, e desativar completamente o acesso como root (criar um novo utilizador com privilégios de root).
Também sugeriria alterar a porta SSH padrão; essas tarefas são maneiras simples de aumentar significativamente a segurança.
Tecnicamente, poderia usar o Ubuntu com o HestiaCP (o painel que usaremos para fazer isso), mas recomendaria o Debian.
A propósito, o HestiaCP é um painel de controle extremamente simples que vem com o Roundcube e a capacidade de especificar um relay SMTP por domínio.
É desta forma que concluiremos este processo em 15 minutos ou menos. Qualquer VPS barata (por exemplo da Vultr) será suficientemente capaz de hospedar o hestia e o serviço de email.
Certifique-se de que o sistema está totalmente atualizado antes de continuar e que possui um hostname válido apontado para o seu servidor HestiaCP, bem como um MX record configurado.
Passo 2: Instalar o HestiaCP
A instalação do HestiaCP é muito simples. Você só precisa executar dois comandos com privilégios de root:
wget https://raw.githubusercontent.com/hestiacp/hestiacp/release/install/hst-install.sh
Em seguida:
sudo bash hst-install.sh --port '8083' --lang 'pt' --apache yes --phpfpm yes --multiphp no --vsftpd no --proftpd no --named no --mariadb yes --mysql8 no --postgresql no --exim yes --dovecot yes --sieve no --clamav yes --spamassassin yes --iptables yes --fail2ban yes --quota no --api no --interactive yes --force no
Aguarde um pouco e permita que o instalador continue:
Após a conclusão bem-sucedida da instalação, irá encontrar o utilizador administrador configurado da seguinte forma:
O Painel de Controlo Hestia foi instalado com sucesso no seu servidor.
Faça login utilizando as seguintes credenciais:
URL de Administração: https://seudominio.com:8083
URL de Cópia de Segurança: https://seuip:8083
Nome de Utilizador: admin
Palavra-passe: senha gerada aleatoriamente
Passo 3: Configurar o Amazon SES
A próxima etapa envolve a configuração do Amazon SES. Para fazer isso, primeiro deve-se inscrever aqui.
Em seguida, é necessário verificar o domínio a partir do qual enviará os emails.
Isso pode ser feito por endereço de email ou por domínio, através da configuração DNS. Eu geralmente escolho a opção de verificação por domínio, mas a escolha é sua.
Não utilize um endereço personalizado no campo “Enviado por”. O endereço de resposta/de envio será o do seu próprio domínio, mas desejará que o domínio que efetivamente envia os seus emails seja o “amazonses.com” – isso permite que aproveite a reputação da Amazon SES.
Para cada novo domínio que possuir e pelo qual estiver a enviar emails, levará meses e esforços consistentes para construir e manter a reputação necessária.
Se, por alguma razão, decidir enviar a partir do seu próprio domínio em vez do “amazonses.com”, certifique-se de adicionar um registo SPF ao seu DNS com “v=spf1 a include:amazonses.com -all”.
De salientar que a Amazon SES não é para o envio de spam. Como muitos relays, exigem que mantenha uma taxa de relatórios abaixo de 1%, o que não é difícil de alcançar quando está a enviar emails legítimos que as pessoas desejam receber.
Dito isto, na etapa do processo de verificação de domínio, vai querer selecionar “DKIM Fácil”:
Prossiga com o processo de verificação do domínio e adicione os três registos DNS ao seu domínio.
Após a verificação do seu domínio, vá até “Configurações SMTP” e clique em “Criar credenciais SMTP”:
Após terminar essa etapa, adicione um novo utilizador não administrativo ao HestiaCP e inicie sessão como esse utilizador. Em seguida, adicione o domínio desejado a partir do qual pretende enviar emails no HestiaCP, e podemos configurar o relay SMTP:
A partir deste ponto em diante, é bastante simples; basta adicionar os emails desejados na aba “Correio” do HestiaCP!
O HestiaCP instalou tudo o que precisa para o seu servidor de email, incluindo uma interface de utilizador para escrever e receber emails, através do Roundcube.
Poderá configurar as suas novas caixas de correio com os clientes de email da sua preferência.
Ele oferece todos os mesmos padrões e funcionalidades com os quais está familiarizado e requer muito pouca ou nenhuma administração real do sistema com o HestiaCP.