Para os fornecedores de serviços de hospedagem, existem poucas opções disponíveis em termos de soluções de faturação.
A parte importante envolve a automatização de tarefas com base em pagamentos e a capacidade de integrar todas as diferentes ferramentas necessárias para um fornecedor de hospedagem, como VirtFusion, Stripe, PayPal, a sua solução de envio de emails (AWS SES?), e muito mais.
Há muitas partes em movimento para uma empresa de hospedagem e, quanto mais puder ser automatado, melhor.
É por isso que soluções simples como WHMCS, ClientExec, Blesta e HostBill permaneceram como as únicas opções disponíveis.
Nenhuma dessas opções mudou muito nos últimos 10 anos. O mercado tem sido bastante estático, aguardando que alguém entre e inove.
Mas o WHMCS, de longe, é o líder no espaço de soluções de faturação para hospedagem, e o segundo colocado nem sequer se aproxima.
Recentemente, o WHMCS, como produto, basicamente retirou a possibilidade de licenças vitalícias e aumentou os preços, tudo isso sem adicionar melhorias ao produto nos últimos anos.
Portanto, faz todo o sentido alguém querer criar a sua própria solução de faturação para hospedagem; todas as opções existentes são questionáveis e parecem estar estagnadas nos anos 2000.
Assim nasce o Paymenter…
O que é o Paymenter ?
Paymenter é uma solução de faturação para serviços de hospedagem de código aberto que integra muitas das ferramentas necessárias para um provedor de hospedagem.
Review do Paymenter
Primeiramente, integrações, porque a capacidade de automatização está ligada à capacidade de integração. Em segundo lugar, facilidade de utilização, tanto para o administrador como para o cliente. E, por último, segurança, estabilidade e longevidade.
Para cada uma destas secções, irei atribuir uma classificação ao Paymenter, numa escala de 1 a 5 estrelas. Vamos começar.
1) Com que gateways e ferramentas é possível integrar o Paymenter?
Gateways de Pagamento:
- Stripe
- Mollie
- PayPal
- Xendit
Painéis de Controlo de Hospedagem:
- Pterodactyl
- Proxmox
- DirectAdmin
- VirtFusion
- Virtualizor
- CyberPanel
Estas integrações abrangem um conjunto sólido de opções, embora a adição do cPanel também fosse desejável. No entanto, é reconfortante saber que o Paymenter facilita a criação de extensões personalizadas através da consulta da documentação.
Qual é a conclusão aqui?
⭐⭐⭐⭐★
2) Quão Fácil é Usar o Paymenter? Funciona Bem?
A instalação é bastante simples; não há grandes problemas aí.
Uma vez instalado, a interface de administração é relativamente intuitiva, sobretudo quando comparada com soluções como o Blesta:
Além disso, a interface do lado do cliente é limpa, autoexplicativa e fácil de usar:
Ele também oferece as funcionalidades normais que você esperaria de um painel de faturação para provedores de hospedagem, como um centro de ajuda, funcionalidade de emissão de tickets, anúncios e muito mais.
No geral, parece muito refrescante e apresenta um nível agradável de simplicidade, mas você pode perceber que ainda há algum trabalho a ser feito.
Mais uma vez, atribuo uma classificação de 4 em 5 estrelas aqui.
⭐⭐⭐⭐★
3) O Paymenter é Seguro? Posso Confiar em Construir o Meu Negócio com Ele?
A boa notícia sobre o projeto ser de código aberto é que você não precisa confiar no Paymenter.
Confie em si mesmo e analise o código aqui.
Um dos maiores benefícios dos projetos de código aberto é a rapidez com que as vulnerabilidades são descobertas, muito mais do que se o código fosse fechado.
Até o momento, não houve preocupações de segurança relacionadas ao Paymenter, então não vejo motivo para preocupações – apenas tenha em mente que se trata de um projeto mais recente, que ainda não teve tempo para atingir a maturidade completa, o que inclui a segurança.
Com os métodos de monetização que o Corwin está tentando implementar, há uma maneira potencial de o desenvolvimento sustentável do projeto continuar, além dos contribuidores de código aberto. Portanto, desde que o projeto continue a se desenvolver e crescer, parece que o Paymenter tem um futuro promissor.
Mas, para responder à pergunta se você pode confiar em construir o seu negócio com ele?
Certamente, mas saiba que você é um pouco um testador beta, portanto, embora seja gratuito, espere contribuir de alguma forma inevitável com o seu tempo ou energia.
O meu veredicto?
Eu atribuo 4 de 5 estrelas em todos os aspetos.
⭐⭐⭐⭐★
Portanto, o Paymenter é uma alternativa gratuita viável ao WHMCS?
Sim e não.
Se estiver começando do zero e desejar experimentar um novo painel interessante, sinta-se à vontade para fazê-lo.
No entanto, não é aconselhável migrar para o Paymenter em seu estado atual. O WHMCS é, sem dúvida, um projeto muito mais maduro.
Há uma razão pela qual você paga pelo WHMCS – e essa razão é a tranquilidade.
Isso não significa, no entanto, que não haja espaço para projetos como o Paymenter.
Certamente há, e, com mais tempo para o projeto amadurecer, acredito que pode se tornar um concorrente sólido para o WHMCS.