Uma das piores consequências das atuais guerras de streaming e da proliferação de tantos serviços é que, como assinante ativo de muitas dessas plataformas, você precisa navegar entre os diferentes aplicativos para explorar o conteúdo ou assisti-lo. É uma experiência altamente fragmentada que pode ser frustrante, especialmente quando você não sabe o que deseja assistir em primeiro lugar. Você pode começar com a Netflix, navegando pelos filmes e programas disponíveis, e depois passar para o Hulu ou outro serviço quando não encontrar nada interessante. Não seria muito melhor se houvesse um único local ou hub que colocasse você no controle de uma biblioteca unificada? Algo assim já existe e chama-se Plex.
Se nunca ouviu falar disto antes, ou se já ouviu falar mas nunca teve oportunidade de o utilizar, esteja atento, porque o Plex é uma verdadeira potência em termos de multimédia que todos deveriam experimentar, pelo menos uma vez. Ele coloca-o no controlo total da sua biblioteca de multimédia e transforma por completo a sua experiência de entretenimento moderno. Não terá de saltar entre listas de reprodução em várias plataformas como Prime Video, Paramount+ ou Max. Em vez disso, tudo é acedido através do Plex, e pode navegar a partir de uma plataforma central. Ainda melhor, uma vez que adicione as suas apps de streaming ao Plex, permitirá que crie uma lista de reprodução universal, independentemente de onde os títulos estejam disponíveis, e fornecerá recomendações em todas as suas apps de streaming preferidas, basicamente fazendo todo o trabalho árduo por si. É uma forma fantástica de descobrir novo conteúdo personalizado aos seus interesses. Mas há muito mais no Plex, tornando-o uma poderosa ferramenta de entretenimento. Pode encontrar e interagir com os seus amigos no Plex, descobrir e assistir a novo conteúdo juntos. Obterá informações sobre filmes, atores e bastidores para cada conteúdo. Pode até adicionar a sua própria biblioteca de multimédia personalizada, mas chegaremos a isso.
Poder ilimitado: O que o Plex pode fazer?
Geralmente, um serviço ou plataforma de streaming oferece uma forma específica de mídia. Por exemplo, Netflix, Hulu, Disney+ e Prime Video oferecem filmes, séries de TV e, às vezes, conteúdo ao vivo. Spotify, Pandora e Prime Music permitem que você ouça música na nuvem. Eles são projetados para uma única atividade ou forma de mídia. Você precisa alternar entre eles se quiser fazer algo diferente, e, às vezes, ainda precisa procurar em diferentes lugares para encontrar filmes, séries ou conteúdo diferentes.
O Plex, por outro lado, tem tudo. Filmes, séries de TV, conteúdo ao vivo e música. Tudo está aqui.
Além de acessar todos os seus serviços de streaming favoritos, permitindo que você veja o que está disponível em uma única lista de reprodução unificada, você também pode acessar seu próprio conteúdo por meio de um servidor de mídia Plex que você configura e hospeda, e isso inclui filmes, séries e música. Toda a sua mídia é acompanhada por detalhes relevantes, incluindo capas, pôsteres de filmes, descrições de atores e atrizes, links para outras mídias relacionadas, trailers e muito mais. O banco de dados do Plex essencialmente faz a correspondência automática de toda a sua mídia com um conjunto específico de informações, para que você possa revisar e ler tudo o que há para saber sobre aquele filme, série, artista ou álbum. Esse conteúdo aprimora ainda mais sua exploração, revelando outras formas de mídia que você pode gostar, como outra série em que seu ator ou atriz favorito atuou ou um artista semelhante que criou conteúdo que você pode apreciar.
Não se preocupe se não estiver a trazer o seu próprio conteúdo, o Plex ainda tem muito para assistir. Pode aceder à TV ao vivo com mais de 200 canais ou transmitir filmes e séries com algumas pausas comerciais pelo meio. Além disso, o Plex está disponível numa variedade de dispositivos diferentes, desde dispositivos móveis e tablets até smart TVs, consolas de jogos e muito mais. A sua lista de reprodução, progresso e preferências são todas transferidas, para que possa começar a assistir em casa na sua TV e continuar num telefone ou tablet se precisar de sair, mas ainda não teve a oportunidade de terminar.
Pode também aceder ao Discover Together Beta — embora necessite de um Plex Pass. Isso adiciona um elemento social ao Plex, envolvendo amigos e familiares com os quais pode interagir através da plataforma. Pode pensar nisso como um perfil social para a experiência de mídia de cada pessoa. Pode ver o que eles assistiram, quanto assistiram, como gostaram ou não de determinado conteúdo, e assim por diante. Pode até mesmo assistir ao conteúdo juntos remotamente.
Abandone a versão gratuita e opte pela versão Pro
Embora possa inscrever-se gratuitamente e utilizar quase tudo o que o Plex oferece, os verdadeiros benefícios são desbloqueados com um Plex Pass. Este desbloqueia uma série de funcionalidades exclusivas para o seu servidor de multimédia pessoal, abrangendo filmes, séries de TV e música. Por exemplo, pode saltar a introdução e os créditos em filmes e séries. Também tem o poder de descarregar qualquer coisa da sua coleção pessoal para ver offline. Outras funcionalidades incluem suporte definitivo para DVR, mapeamento de tons HDR para multimédia, visualização de letras cronometradas para as suas faixas favoritas e um desconto no plano Tidal com o seu Plex Pass.
Deve saber que o Plex Pass não remove anúncios do conteúdo gratuito disponível e também não desbloqueia conteúdo adicional. No entanto, aprimora a sua experiência na plataforma com muitas das funcionalidades que discutimos.
Neste ponto, você pode ver por que o Plex é uma potência para os utilizadores de entretenimento em todo o mundo. Quer esteja a configurar o seu próprio Plex Media Server pessoal através de um computador doméstico ou NAS, ou esteja apenas a navegar pelo conteúdo gratuito e a combinar as suas listas de reprodução de streaming, é o melhor lugar para estar. Pode gerir todos os seus filmes, séries, música, conteúdo gratuito e até mesmo o acesso a streaming a partir de uma plataforma unificada. Não é preciso ser um génio para ver o quão conveniente isso é, especialmente nos dias de hoje, com tantos aplicativos e serviços para explorar.