Durante vários anos, tem sido desenvolvido, de forma intermitente, o suporte de encaminhamento de leitura/escrita do FUSE, visando melhorar o desempenho dos Sistemas de Ficheiros no Espaço de Utilizador. Este desenvolvimento busca evitar a sobrecarga do daemon em base por ficheiro, possibilitando que operações de leitura/escrita sejam encaminhadas pelo kernel diretamente para o sistema de ficheiros inferior, em vez do daemon FUSE. O modo de encaminhamento do FUSE tem-se revelado uma vantagem significativa em termos de desempenho e parece estar prestes a ser integrado no Linux 6.9.
Recentemente, as correções para o modo de encaminhamento do FUSE foram incorporadas ao branch “for-next” do FUSE.git. Com essas correções agora presentes no ramo “for-next”, antes da janela de fusão do Linux 6.9 em março, espera-se que o código seja integrado durante este próximo ciclo do kernel, a menos que surjam problemas de última hora.
O suporte depende do novo interruptor de configuração FUSE_PASSTHROUGH Kconfig, que permite esse desvio do servidor FUSE, mapeando operações FUSE específicas para serem executadas diretamente no ficheiro de suporte. Testes de desempenho realizados em versões anteriores do modo de encaminhamento do FUSE mostraram que ele se aproxima muito mais do desempenho nativo de E/S do que a implementação FUSE existente.
O Linux 6.9 promete ser outro ciclo emocionante para o kernel. Embora a janela de fusão seja iniciada em março, a estreia estável está prevista para cerca de meados do ano.