Intel anuncia dois anos adicionais de garantia devido a problemas de falhas e instabilidade — garantia prolongada aplica-se a processadores Core da 13ª e 14ª gerações

A extensão da garantia da Intel surge como resposta aos problemas de falhas e instabilidade que têm afetado os chips da 13ª e 14ª gerações da empresa durante meses. Estes problemas afetam todos os modelos de 65W e superiores, significando que as falhas têm um impacto generalizado, desde os modelos topo de gama até chips de gama média. Os processadores da Intel costumam ter uma garantia de três anos, portanto, a extensão levará a garantia da maioria dos processadores em caixa para cinco anos.

A Intel lançará uma atualização de microcódigo até meados de agosto para resolver os problemas de falhas, que causam o bloqueio dos PCs e a tela azul da morte (BSOD) inexplicavelmente durante jogos e outras cargas de trabalho devido ao que a Intel atribui a uma tensão excessiva. O problema pode causar danos permanentes, e a atualização de microcódigo pendente não ‘corrigirá’ os processadores que já estão a falhar. Assim, os utilizadores com chips que já estão a falhar terão de devolver os processadores para substituição. No entanto, a Intel afirma que a atualização deve impedir que chips que ainda não apresentaram problemas se degradem.

Por agora, não está claro se CPUs expostas a tensões excessivas sofreram degradação ou danos invisíveis que ainda não resultaram em falhas, mas que poderiam levar a erros ou falhas no futuro. A extensão da garantia da Intel é claramente destinada a aliviar essas preocupações. A Intel também afirma estar a investigar uma forma de permitir a identificação fácil dos processadores afetados.

O anúncio da Intel surge enquanto as investigações sobre o problema de falhas começam para uma possível ação judicial coletiva. A Intel ainda não partilhou todos os detalhes da nova extensão de garantia, mas afirma que mais informações estão por vir. Sabemos que alguns modelos, como os modelos Special Edition KS, têm apenas um ano de garantia, mas isso agora será estendido para três anos. A extensão de dois anos de garantia aplica-se às unidades em caixa encontradas no retalho, mas a declaração da Intel sugere que aqueles com sistemas OEM devem entrar em contacto com o fabricante, indicando que também poderemos ver extensões por parte dos OEMs.

A empresa pediu desculpa pela resposta lenta e divulgou uma declaração reiterando que a Oxidação Via não é a causa raiz dos atuais problemas de instabilidade. A Intel diz ter descoberto o problema de oxidação, que caracteriza como “menor”, em 2022. A empresa afirma ter implementado correções e melhorado a triagem no início de 2023 e retirado todos os chips afetados da sua cadeia de fornecimento até o início de 2024. No entanto, concede que alguns chips com defeitos de Oxidação Via podem ainda estar nas prateleiras de retalho até o início de 2024.

Aqui estão as declarações da empresa sobre ambos os assuntos:

Declaração sobre a Extensão de Garantia de Dois Anos da Intel

A Intel está comprometida em garantir que todos os clientes que têm ou estão a experienciar sintomas de instabilidade nos seus processadores desktop da 13ª e/ou 14ª geração recebam apoio no processo de troca. Apoiamos os nossos produtos e, nos próximos dias, partilharemos mais detalhes sobre o suporte de garantia estendida de dois anos para os nossos processadores desktop Intel Core da 13ª e 14ª gerações.

Enquanto isso, se está atualmente ou já experienciou sintomas de instabilidade no seu sistema desktop Intel Core da 13ª/14ª geração: Para utilizadores que compraram sistemas de OEM/Integradores de Sistemas – por favor, entre em contacto com a equipa de suporte do fabricante do seu sistema para obter assistência adicional. Para utilizadores que compraram um CPU em caixa – por favor, entre em contacto com o Suporte ao Cliente da Intel para assistência adicional. A Intel também está a investigar opções para identificar facilmente processadores afetados em sistemas de utilizadores finais e fornecerá orientações adicionais assim que possível.

Ao mesmo tempo, pedimos desculpa pelo atraso na comunicação, já que tem sido um problema desafiante de resolver e identificar a causa raiz.

Declaração sobre a Oxidação Via da Intel

O problema de Oxidação Via atualmente reportado na imprensa é um problema menor que foi abordado com melhorias na fabricação e triagens no início de 2023.

O problema foi identificado no final de 2022 e, com as melhorias na fabricação e triagens adicionais implementadas, a Intel conseguiu confirmar a remoção total dos processadores afetados da nossa cadeia de fornecimento até o início de 2024. No entanto, o inventário nas prateleiras pode ter persistido até o início de 2024 como resultado.

Problemas menores de fabricação são um fato inevitável com todos os produtos de silício. A Intel trabalha continuamente com os clientes para resolver e remediar relatórios de falhas de produtos e fornece comunicações públicas sobre problemas de produtos quando o risco para o cliente excede os limites de controlo de qualidade da Intel.

Fonte

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