A Microsoft afirma que o Windows 11 22H2 agora suporta nativamente quase uma dúzia de formatos de arquivo adicionais, incluindo RAR, 7-Zip, Tar e arquivos GZ.
A empresa adicionou suporte para 11 novos formatos de arquivo com a atualização cumulativa KB5031455 Preview deste mês, que é opcional.
A lista atualizada de tipos de arquivo suportados no Windows 11 agora inclui .rar, .7z, .tar, .tar.gz, .tar.bz2, .tar.zst, .tar.xz, .tgz, .tbz2, .tzst e .txz, embora o suporte para arquivos protegidos por senha ainda não esteja disponível.
Quando questionada sobre mais detalhes em relação à falta de suporte para arquivos protegidos por senha, um porta-voz da Microsoft afirmou que a empresa não tem mais informações para partilhar no momento.
A Microsoft diz que adicionou os novos formatos de arquivo com a ajuda do projeto open-source libarchive, o que significa que é provável que vejamos outros formatos como LZH e XAR no futuro.
Uma vez que a KB5031455 é uma atualização opcional, os utilizadores do Windows devem instalá-la manualmente, abrindo a aplicação Configurações, navegando até Atualização do Windows e clicando em ‘Procurar atualizações’. Os utilizadores serão então solicitados a instalar a atualização ao clicar no link ‘Transferir e instalar’.
Essa nova capacidade também será disponibilizada a todos os utilizadores do Windows 11 através de atualizações cumulativas programadas para lançamento durante o Patch Tuesday de novembro.
A Microsoft anunciou pela primeira vez que o Windows 11 receberá suporte para formatos de arquivo adicionais durante a conferência Build 2023, num post de blog de maio que apresentava o novo centro de controlo Dev Home do Windows.
“Adicionámos suporte nativo para formatos de arquivo adicionais, incluindo tar, 7-Zip, RAR, gz e muitos outros, utilizando o projeto open-source libarchive”, afirmou Panos Panay, ex-diretor de produto da Microsoft. “Agora pode obter um desempenho melhorado na funcionalidade de arquivamento durante a compressão no Windows.”
Formatos de arquivo de arquivamento, como ZIP, 7-Zip e RAR, são amplamente utilizados em sistemas Windows, sendo o ZIP a escolha mais difundida.
No entanto, embora o Windows tenha integrado o suporte para arquivos ZIP desde 1998, era necessário o uso de aplicações de terceiros, como o 7-Zip e o WinRAR, para lidar com arquivos 7-Zip (.7z), RAR (.rar) ou gz (.gz).
O formato de arquivo .gz está mais associado ao Linux, através da utilidade GNU Zip (gzip). Ainda assim, espera-se que seja muito mais útil para os utilizadores do Windows com a crescente popularidade do recurso Windows Subsystem for Linux.
A atualização opcional de hoje também ativou todas as funcionalidades do Moment 4, trazendo 72 novas funcionalidades para o Windows 11, incluindo um File Explorer renovado, uma nova aplicação de backup, um Gestor de Chaves integrado e o Copilot com Inteligência Artificial para o Windows.