O Linux é o único sistema operativo que suporta o modo diagonal de monitor para PC – um programador defende a computação com rotação de 22 graus.
O ano de 2024 poderá ser o ano do desktop diagonal Linux.
Uma curiosidade interessante: o Linux é o único sistema operativo que suporta um modo de monitor diagonal, que pode ser personalizado conforme a inclinação desejada. Aproveitando esta possibilidade, um programador do Linux, insatisfeito com as opções extremas oferecidas pelas normas culturais de utilização de monitores nos modos paisagem ou retrato, está a promover a computação em modo diagonal. Xssfox, com sede em Melbourne, afirma que a “rotação perfeita” para o desenvolvimento de software é de 22 graus.
Muitos entusiastas de PC têm preferências marcantes quanto às configurações de monitores. Alguns preferem monitores ultrawide e curvos, enquanto outros procuram proporções mais quadradas com ecrãs planos. Múltiplos monitores também são populares entre os utilizadores avançados. Mas e se possuir um monitor ultrawide e achar as opções paisagem ou retrato demasiado extremas? Xssfox estava exatamente nessa situação e decidiu utilizar o suporte ajustável e a ferramenta xrandr do Linux (redimensionar e rodar) para encontrar o ângulo de rotação ideal para o desenvolvimento de software, conforme pode ser visto ao expandir o tweet abaixo.
Xssfox desenvolveu um método consistente para avaliar várias rotações de ecrã, percorrendo os modos convencionais paisagem e retrato, antes de usar o xrandr para testar rotações, como a ligeiramente inclinada de 1 grau e a indecisa de 45 graus. Estas produziram resultados mistos, com benefícios questionáveis, então a busca pela solução ideal continuou.
Descobriu-se que uma inclinação de 22 graus para a esquerda (expanda o tweet acima para ver) foi o ponto ideal para xssfox. Esta rotação proporcionou o melhor espaço de trabalho num monitor com proporção de 32:9 da Dell. “Então, isto aqui, penso eu, é a melhor orientação de monitor para o desenvolvimento de software”, comentou a programadora. “Isto proporciona as maiores linhas e não é mais necessário preocupar-se com aquele irritante limite de 80 colunas.”
Se tiver um monitor com a mesma proporção de aspecto, o ângulo de 22 graus pode funcionar bem para si também. No entanto, pessoas com outras necessidades não convencionais de rotação de monitor podem usar a calculadora JavaScript de xssfox para gerar o comando xrandr para entradas específicas. Por exemplo, proprietários do quase perfeitamente quadrado LG DualUp 28MQ780 podem sentir-se tentados a experimentar o ‘modo diamante’.
Salientamos que os utilizadores do Windows com drivers AMD e Nvidia estão atualmente limitados a aplicar rotações de ecrã em incrementos de 90 graus. Utilizadores do MacOS aparentemente enfrentam as mesmas restrições.