O que é Android TV? A plataforma de TV inteligente da Google completamente explicada

Quando se trata de TVs inteligentes, esses monolíticos QLEDs e OLEDs exigem uma conexão à internet para te ligar a serviços como Netflix e Disney+. Mas, assim como qualquer bom computador ou telemóvel, há um sistema operativo a cuidar das aplicações, navegação e de todas as coisas orientadas para a interface do utilizador nos bastidores. Para as TVs Samsung, esse sistema operativo chama-se Tizen; para as TVs LG, é o webOS; e para marcas como Sony, TCL e Hisense, era chamado Android TV, mas agora (na maioria dos casos) é chamado Google TV.

Embora o Google TV seja essencialmente um salto evolutivo baseado nos blocos de construção do Android TV, ainda verás a marca Android TV em algumas TVs modernas. Muitos projetores de home theater modernos também utilizam o sistema operativo Android TV. Dito isto, é uma plataforma que continua relevante. Aqui está tudo o que precisas de saber sobre o Android TV.

Uma nota importante sobre Android TV e Google TV

Em 2021, a Google começou a implementar uma grande atualização na plataforma Android TV. Esta atualização incluiu muitas mudanças, uma nova interface e um novo nome — Google TV. O Google TV foi concebido para ser mais personalizado do que o Android TV, com as capacidades de IA da Google a trabalharem nos bastidores para encontrar conteúdos recomendados. O layout também mudou para se tornar mais fácil de navegar rapidamente e mais versátil para uma variedade de atividades. No entanto, já não se chama Android TV.

Alguns dispositivos mais antigos que utilizavam Android TV podem ser atualizados para adotar algumas das funcionalidades do Google TV e a nova interface, juntamente com o novo nome. Se atualizaste o teu dispositivo e verificaste que as referências ao Android TV desapareceram, provavelmente é por isso.

Nota que as capacidades e a maior parte da plataforma real permanecem as mesmas do Android TV. O Google TV inclui apenas algumas novas tecnologias e um novo visual para tirar o máximo partido das últimas funcionalidades. A tua conexão à conta Google, etc., funcionará da mesma forma.

Dito isto, ainda existem algumas TVs mais recentes que utilizam a plataforma Android TV, por isso, as informações que reunimos abaixo continuam precisas e relevantes.

O que é Android TV?

O Android TV — como podes ter adivinhado pelo nome — é uma versão do sistema operativo móvel Android da Google que foi especialmente configurada para TVs e outros dispositivos, como projetores. Mas essa descrição não transmite realmente o quão diferente o Android TV é do Android.

O Android TV foca-se em ajudar-te a descobrir o conteúdo que podes desfrutar na tua TV, seja através de um dos teus serviços de subscrição, como Netflix, Max, ou Amazon Prime Video, ou da tua coleção pessoal de media através de software como o Plex.

Devido a essa ênfase, o Android TV parece muito diferente do Android. Em vez de seres recebido por uma tela cheia de aplicações ou widgets como pesquisa, clima ou ações, as aplicações de media do teu dispositivo são exibidas como “ribbons” — um conjunto de recomendações e conteúdos recentemente visualizados de um aplicativo específico.

A aplicação Netflix, por exemplo, mostrará uma faixa de miniaturas dos teus programas e filmes em progresso, próximos de ver e recomendados.

O Android TV pode acessar a Google Play Store, onde encontrarás milhares de aplicações projetadas especificamente para a experiência a 3 metros do Android TV, o que significa que não terás dificuldades para ler textos pequenos ou tentar navegar por aplicações que só funcionam quando podes deslizar com um dedo.

Integrado em cada versão do Android TV está o Google Assistant, que te dá controlo por voz sobre o conteúdo da tua TV, bem como sobre todos os teus produtos de casa inteligente. A tecnologia Chromecast da Google também está incluída, permitindo-te transmitir vídeos e iniciar o espelhamento de tela a partir de smartphones, navegadores e aplicações compatíveis.

Assim como o Roku OS, o Amazon Fire TV OS ou o Apple tvOS, o Android TV suporta uma ampla variedade de funcionalidades de TV, como 4K UltraHD, HDR e Dolby Atmos. Se podes tirar proveito dessas funcionalidades depende do dispositivo em que o Android TV está instalado. O hardware (e a aplicação escolhida) deve suportar essas funcionalidades antes que o Android TV te permita utilizá-las.

Como obter Android TV?

O Android TV, até recentemente, vinha pré-instalado como a experiência de utilizador padrão em TVs inteligentes selecionadas de marcas como TCL, Sony, Hisense, Sharp, Philips e outras. Também podes adicionar o Android TV a qualquer TV existente que tenha uma porta HDMI, com uma box Android TV de empresas como Nvidia e Xiaomi.

O Fire TV da Amazon é frequentemente listado como um dispositivo Android TV, mas não te deixes enganar. A Amazon usou a versão open-source do sistema operativo Android para criar o Fire TV OS, mas tem muito pouco em comum com o Android TV da Google.

De forma semelhante, tem cuidado com as chamadas boxes Android TV de marcas que não reconheces. Há toneladas dessas na Amazon e em sites como GearBest, mas elas não são verdadeiros dispositivos Android TV. Em vez disso, utilizam a versão não TV do Android e são fornecidas sem comandos de voz. Para uma lista atualizada de todos os dispositivos Android TV oficiais, verifica a página de produtos da Google.

Talvez te perguntes por que a própria Google não vende um dispositivo Android TV. A empresa tentou com o dispositivo Nexus Player, agora descontinuado, mas desde o seu desaparecimento em 2016, havia uma lacuna na presença do Android TV da Google que os seus dispositivos Chromecast não preencheram. E embora a Google nunca tenha realmente resolvido isso com os dispositivos Chromecast, em 2020 finalmente lançaram o Chromecast com Google TV, um Chromecast com um comando incluído — embora, com a nova interface Google TV, não Android TV.

Como configurar e usar Android TV

Embora seja possível usar as funcionalidades básicas do Android TV sem uma conta Google, se quiseres fazer download de aplicações adicionais ou usar o Google Assistant, uma conta Google é necessária. Serás solicitado a inserir a tua conta Google quando configurares o teu dispositivo Android TV pela primeira vez. Se já possuis outro dispositivo Android, como um telemóvel ou tablet, podes usá-lo para acelerar o processo de configuração.

Serás solicitado a escolher uma rede Wi-Fi (se não tiveres uma conexão Ethernet) e a responder a algumas perguntas sobre localizações e preferências — algumas das quais variarão de acordo com o tipo de dispositivo. No final do curto processo, chegarás à tela inicial do Android TV.

Os dispositivos Android TV, sejam eles projetores, TVs ou boxes externas, vêm com comandos remotos com capacidade de voz. Assim que ligares o dispositivo e a página inicial for exibida na tua tela, podes navegar pela interface usando os botões direcionais e o botão de entrar no comando remoto. Um botão de retroceder permite-te voltar para a tela ou menu anterior, enquanto o botão Home te leva de volta à tela inicial. A faixa superior sempre mostra a tua lista de aplicações instaladas, para acesso rápido, com um link para a Google Play Store para que possas obter mais aplicações a qualquer momento.

Mas para tirares o máximo proveito das funcionalidades do Android TV, vais querer invocar o Google Assistant. Dependendo do teu dispositivo, podes ser capaz de chamar “Ok Google”, para uma experiência sem mãos, mas sempre podes usar o botão Mic no comando remoto. Quando o fazes, não precisas de preambular os teus comandos com “Ok Google”, pois assim que pressionares o botão, ele está a ouvir as instruções.

Quais são alguns comandos de voz Android TV?

Em certa medida, o que podes pedir ao Android TV para fazer através do Google Assistant dependerá dos serviços de streaming aos quais tens acesso. Por exemplo, “Reproduzir Stranger Things na Netflix” só funcionará se tiveres uma subscrição Netflix; no entanto, muitos comandos são universais, como:

  • “Reproduz alguma música jazz.”
  • “Reproduzir”, “pausar”, “parar” e “retomar” enquanto assistes a qualquer vídeo.
  • “Mais alto” e “mais baixo” para controlo de volume.
  • “Abrir [nome da aplicação]” para abrir qualquer aplicação instalada.
  • “Mostrar-me o elenco de Friends.”
  • “Conta-me sobre The Witcher.”

Além disso, podes usar qualquer um dos comandos de casa inteligente do Google Assistant, que variam de acordo com os dispositivos de casa inteligente que tens na tua rede doméstica.

Quais são algumas aplicações populares Android TV?

Sem dúvida, o Netflix é a aplicação mais popular em todas as plataformas de media streaming, e o Android TV não é exceção. Encontrarás a maioria dos outros principais serviços de streaming também, mas há problemas ocasionais de compatibilidade. A aplicação Amazon Prime Video, por exemplo, funciona perfeitamente, mas no momento não aparece como uma faixa própria com opções recomendadas ou continuar a ver.

Há também muitas outras aplicações menos conhecidas que vale a pena instalar. Aqui estão algumas escolhas para te começar:

  • Hulu + Live TV
    Por anos, a Hulu recusou-se a atualizar a sua aplicação Android TV. Isso significava que a opção de TV ao vivo simplesmente não estava disponível para utilizadores de Android TV. Isso finalmente mudou em 2019, e agora Hulu + Live TV junta-se a Sling e YouTube TV como uma das muitas ótimas opções que os “cord-cutters” podem aproveitar no Android TV.
  • Kodi
    Kodi é uma poderosa aplicação de centro de media de código aberto que pode ser usada para reproduzir ficheiros de media armazenados localmente ou remotamente. Se podes usá-la para o bem ou para o mal, depende inteiramente de ti, mas não há como negar a flexibilidade e o poder do Kodi.
  • Plex
    Se adoras a ideia de organizar e aceder à tua coleção pessoal de media a partir de qualquer lugar, precisas de experimentar o Plex. O Plex, como o Kodi, pode reproduzir ficheiros de media armazenados localmente, mas o seu verdadeiro poder é como um sistema de media streaming. Basta instalar o Plex num computador local, usar o Plex Media Server para apontá-lo para as tuas pastas de media e, em seguida, acessar todos esses media remotamente a partir do teu dispositivo Android TV.
  • Puffin TV Browser
    Na maior parte, navegar na web em qualquer media box é uma experiência profundamente frustrante. É por isso que o Puffin TV Browser foi criado. A navegação na web com o Puffin TV é mais fácil de usar com um comando remoto e foi projetada para a experiência de TV Android.
  • Sling TV
    Existem muitas maneiras de cortar o cabo e obter acesso aos teus canais de TV ao vivo favoritos. Sling TV é um dos mais populares. Com pacotes a partir de US$ 20 por mês, está entre as opções mais acessíveis também.
  • Steam Link
    Steam Link permite-te transmitir jogos Steam da tua biblioteca de jogos para o teu dispositivo Android TV. Isso pode não ser tão prático quanto jogar diretamente no PC ou num dos consoles da última geração, mas funciona muito bem para aqueles que preferem não estar limitados a um único lugar para o jogo.
  • YouTube TV
    Embora Sling TV seja provavelmente a escolha mais acessível para os cortadores de cabo, o YouTube TV pode ser a melhor opção geral. Ele oferece mais canais do que Sling por cerca de US$ 50 por mês, e é o único serviço de TV ao vivo a incluir programação dos quatro principais canais de transmissão.

Além dessas aplicações, a Google Play Store também oferece uma ampla seleção de jogos Android que foram otimizados para a experiência de TV Android.

O que mais posso fazer com um dispositivo Android TV?

Há muita coisa que podes fazer com um dispositivo Android TV, desde espelhar a tela do teu dispositivo Android para que toda a família possa ver essas últimas fotos de férias até reproduzir qualquer vídeo ou áudio armazenado localmente num servidor ou numa unidade USB. Aqui estão algumas outras opções legais para experimentares:

  • Use uma VPN
    Talvez estejas a tentar assistir a um programa ou filme específico na Netflix que não está disponível na tua área. A forma mais fácil de fazer isso é instalar uma VPN na tua rede doméstica. Isso permitirá que ocultes a tua localização e faças parecer que estás noutra região. Existem algumas VPNs, como a ExpressVPN, que também oferecem aplicações Android TV, o que pode ser ainda mais fácil.
  • Use uma ligação Ethernet
    A maioria dos dispositivos Android TV pode conectar-se à tua rede doméstica usando Wi-Fi, mas também suportam Ethernet. Embora seja menos conveniente, as ligações Ethernet tendem a ser mais rápidas e mais confiáveis do que as ligações sem fio.
  • Assiste a vídeos da tua unidade USB
    Assim como o Amazon Fire TV e o Apple TV, a maioria dos dispositivos Android TV permite conectar uma unidade USB e assistir a vídeos armazenados localmente. Só precisas de uma aplicação como o VLC Media Player ou MX Player para ver os teus vídeos em tela cheia e com som completo.
  • Jogue um jogo multijogador local
    Android TV suporta até quatro comandos de jogo Bluetooth ou USB conectados simultaneamente. Se tiveres uma lista de jogos Android favoritos com suporte multijogador local, podes usá-los como substitutos para o Nintendo Switch, Sony PlayStation, ou Microsoft Xbox.
  • Controla o teu dispositivo Android TV com o teu telemóvel
    Se não gostas do comando remoto que veio com o teu dispositivo Android TV, podes sempre substituí-lo pelo teu smartphone. Basta instalar a aplicação Google TV (anteriormente Google Play Movies & TV), e terás um controlo remoto virtual completo que podes usar para navegar, escolher conteúdo e ajustar as configurações.
  • Instala a aplicação Live Channels
    Android TV vem com uma aplicação chamada Live Channels que pode ser usada para assistir a transmissões OTA de uma antena conectada ou canais de streaming ao vivo. No entanto, precisas de uma aplicação de terceiros, como HDHomeRun ou Tablo, para realmente ver essas transmissões OTA. Se tens uma dessas, a aplicação Live Channels é uma ótima maneira de visualizá-los no Android TV.
  • Use o Assistente de Voz
    Além dos comandos de voz simples descritos acima, o Google Assistant pode fazer muito mais. Podes fazer qualquer uma das seguintes perguntas ou comandos: “Como está o tempo?”, “Preciso de um guarda-chuva amanhã?”, “Mostra-me o trailer de [filme ou programa de TV]”, ou “Configura um temporizador de 10 minutos.”

Conclusão: Deves comprar um dispositivo Android TV?

Se estás no mercado para uma nova TV inteligente ou box de streaming e ficaste convencido pelas vantagens descritas acima, o Android TV é uma excelente escolha. Especialmente se já estás investido no ecossistema Google, já usas Google Assistant, ou desejas um poderoso dispositivo de media streaming que pode lidar com quase qualquer coisa que o lances. Embora o Android TV tenha sido tecnicamente substituído pelo Google TV, ambos os sistemas operativos partilham uma quantidade significativa de ADN, e qualquer dispositivo que compres com o Android TV terá um ótimo desempenho durante anos.

Artigos Relacionados