CasaOS – Como Instalar

Imagine poder gerir todas as suas aplicações favoritas, mídia e dispositivos domésticos inteligentes a partir de um único lugar. Um sistema operativo de código aberto pode tornar isso possível ao transformar o seu servidor doméstico numa nuvem pessoal. Ele é projetado para ser fácil de usar, para que qualquer pessoa possa instalar e gerir aplicações para streaming, compartilhamento de arquivos e automação doméstica sem precisar ser um especialista em tecnologia. Configure a sua própria biblioteca de mídia ao estilo da Netflix ou controle dispositivos inteligentes na sua casa, este sistema torna tudo simples, reunindo tudo num pacote conveniente.

O que é o CasaOS?

O CasaOS é um sistema operativo de código aberto que simplifica a gestão de servidores domésticos e dispositivos inteligentes, fornecendo uma interface amigável. Ele permite que os utilizadores instalem, gerenciem e configurem facilmente aplicações para serviços de nuvem pessoal, streaming de mídia e automação doméstica, tornando-o acessível mesmo para aqueles sem conhecimento técnico extensivo.

O CasaOS, nomeado após a palavra espanhola para “casa”, começou como um sistema pré-instalado para o ZimaBoard, um produto do Kickstarter. Após avaliar muitos sistemas e software, ficou evidente que não havia um sistema de servidor especificamente projetado para uso doméstico. Para preencher essa lacuna, o CasaOS foi desenvolvido como um projeto de código aberto com a contribuição da comunidade e de indivíduos em todo o mundo. Ao incentivar a colaboração orientada pela comunidade e a comunicação aberta com desenvolvedores globais, o CasaOS visa transformar a experiência digital doméstica. O projeto busca criar um sistema intuitivo e fácil de usar que capacite os utilizadores a gerenciar as suas casas digitais sem esforço, promovendo um ambiente doméstico mais conectado e eficiente.

O CasaOS utiliza o Docker para simplificar a instalação de aplicações. Ao usar o Docker, o CasaOS fornece uma maneira leve e flexível de implantar aplicações, permitindo que os utilizadores criem e gerenciem facilmente containers para os seus serviços favoritos. Essa abordagem facilita o início da auto-hospedagem sem se preocupar com procedimentos de configuração complexos.

Recursos do CasaOS

  • Interface amigável projetada para cenários domésticos
  • Sem código, sem formulários, design intuitivo e humano
  • Suporte a múltiplos hardwares e sistemas base
  • ZimaBoard, NUC, RPi, computadores antigos, o que estiver disponível.
  • Aplicações selecionadas na loja de aplicativos, instalação com um clique
  • Nextcloud, HomeAssistant, AdGuard, Jellyfin, *arr e mais!
  • Instale facilmente inúmeras aplicações Docker
  • Mais de 100.000 aplicações do ecossistema Docker podem ser instaladas facilmente
  • Gestão elegante de discos e arquivos
  • O que vê é o que obtém. Sem necessidade de conhecimento técnico.
  • Widgets de sistema/aplicações bem desenhados
  • O que lhe importa, num relance. Uso de recursos, status das aplicações e mais!

Instalar CasaOS

Para configurar o CasaOS no seu computador Linux, pode usar um script Bash que automatiza o processo para si. Basta abrir o seu terminal e executar o script. Ele irá lidar com todas as etapas necessárias, incluindo o download e instalação do software, configuração de dependências e configuração de tudo para funcionar bem em conjunto. Isso facilita o início com o CasaOS no seu ambiente doméstico sem precisar de conhecimentos técnicos.

Bash
curl -fsSL https://get.casaos.io | sudo bash

Irá obter a seguinte informação:

Bash
--- Made by IceWhale with YOU ---

[ OK ] Your hardware architecture is: x86_64
[ OK ] Your system is: Linux
[ OK ] Your Linux distribution is: ubuntu
[ OK ] Memory capacity check passed.
[ OK ] Disk capacity check passed.
[ INFO ] Updating package manager...

Por padrão, o CasaOS usa a porta 80 para a interface web, por isso, quando a instalação estiver concluída, navegue até o IP da máquina onde o instalou.

Para começar, crie a sua conta personalizada e faça login na interface web do CasaOS. À medida que se sentir confortável com o layout e os recursos, navegue até a loja de aplicativos, onde encontrará uma extensa biblioteca de aplicativos auto-hospedados projetados especificamente para o seu uso pessoal. Com apenas alguns cliques, pode navegar e descobrir novas aplicações, como serviços de streaming de mídia, ferramentas de automação e muito mais.

O CasaOS oferece uma gama abrangente de métodos de instalação de aplicativos que atendem a diferentes necessidades e preferências. Pode instalar facilmente uma aplicação usando a loja de aplicativos amigável, que oferece uma seleção curada de aplicativos populares. Alternativamente, pode aproveitar o importador Docker Compose integrado para instalações manuais mais avançadas. Este recurso permite importar arquivos Docker Compose existentes ou criar novos, dando-lhe controlo detalhado sobre as configurações das suas aplicações. Com o CasaOS, não precisa depender apenas de ferramentas como o Portainer para gerenciar suas aplicações Docker, oferecendo maior flexibilidade e controlo sobre a sua configuração.

Notas Finais e Reflexões

Deve-se admitir que inicialmente se pode estar cético em relação ao uso de soluções de nuvem auto-hospedadas devido à falta de suporte a aplicativos. No entanto, após aprender mais sobre os seus recursos, é impressionante o potencial do CasaOS como uma solução tudo-em-um. A capacidade de adicionar aplicativos personalizados usando importações do Docker Compose é um grande diferencial! Além disso, é incrivelmente fácil de instalar em várias distribuições Linux.

O que realmente entusiasma, porém, é a perspetiva do CasaOS servir como uma porta de entrada para a auto-hospedagem para iniciantes. Ele oferece uma curva de aprendizagem suave, permitindo que as pessoas mergulhem no mundo da auto-hospedagem sem se sentirem sobrecarregadas por processos de configuração complexos. Com o CasaOS, os utilizadores podem começar a auto-hospedar e, gradualmente, explorar recursos e opções de personalização mais avançados à medida que se sentem mais confortáveis.

Saiba mais sobre o projeto CasaOS ou até contribua para o projeto no repositório CasaOS no Github.

Artigos Relacionados