Como Criar e Exibir Códigos QR a Partir de Scripts de Terminal

Os códigos QR, conhecidos como “códigos de resposta rápida,” têm quase um quarto de século de existência. Apareceram pela primeira vez no cenário tecnológico em 2000 e foram concebidos pela empresa japonesa líder em componentes automóveis, Denso, como uma forma de identificar peças durante a produção.

Embora a maioria das pessoas associe os códigos QR à ideia de “aquela caixa que leio com a câmara do meu telemóvel para aceder a um site,” é possível codificar consideravelmente mais num código QR. Se estiver a utilizar maiúsculas latinas alfanuméricas e pontuação comum (0–9, A–Z, espaço, $, %, *, +, -, ., /, :), pode armazenar até 4.296 caracteres. E, se o fizer, os códigos QR tornam-se bastante densos. Aqui estão 3.000 caracteres de um texto semelhante ao Lorem Ipsum:

Para números exclusivamente, é possível armazenar até 7.089 caracteres!

Toda a informação num código QR é armazenada na própria imagem. Não existe uma entidade “registada” para códigos QR ou uma autoridade central de códigos QR. Se codificar um texto num código QR e alguém do outro lado do mundo também o codificar, obterá a mesma imagem.

Scripts de Terminal

O script google-authenticator exibe um código QR no seu terminal que pode ser lido com o seu telemóvel. Bastante prático. No entanto, esse código é criado através de código C desenvolvido pela Google.

Existe uma forma de pessoas comuns fazerem o mesmo?

Sim! Através do qrencode, que está disponível na maioria dos gestores de pacotes das distribuições.

Após uma simples instalação com o comando:

Bash
apt install qrencode

Terá a capacidade de gerar QR codes à vontade.

O qrencode não só pode gerar QRs em formatos de imagem como PNG, mas também pode produzir QR codes com saída de texto que são exibidos no seu terminal.

Por exemplo:

Bash
qrencode -m 2 -t utf8 <<< "https://www.homeserver.pt"

A opção -t define a saída como texto. Pode usar algo como “-t png -f output.png” para guardá-lo como uma imagem.

A opção -m define a largura da margem. O valor predefinido é 4 e aqui optei por reduzi-lo um pouco para obter uma imagem mais compacta.

E é isso, é tudo o que precisa para gerar códigos QR facilmente a partir de scripts de terminal.

Artigos Relacionados